30-10-2010 11:19

Sindicatos alertam para 'buraco' de 86 milhões no orçamento da PSP

     Os sindicatos das polícias explicaram aos deputados porque é que a proposta de orçamento para 2011 prejudica a segurança.

 

   A Comissão Coordenadora Permanente, constituída pelos principais sindicatos das forças e serviços de segurança, alertou os deputados dos partidos de oposição para as "graves consequências para a segurança dos cidadãos" a aplicação das medidas de austeridade nas polícias. Em causa está a redução nas despesas de pessoal e a diminuição na verba dos equipamentos, definidas na proposta de Orçamento (OE) para 2011.

   O secretário nacional da Coordenadora, Paulo Rodrigues, sublinha que, na PSP, "o caso é grave ao ponto de, a ser aprovada a actual proposta de OE para 2011, se entra já nesse ano com um défice de 86 milhões de euros" e que, "em Novembro e Dezembro do próximo ano, não haverá dinheiro para pagar salários". Apesar deste "buraco" nas despesas com o pessoal "não ser novo", sendo normalmente colmatado "com verbas cativas para o equipamento", desta vez, "tendo sido reduzido também este valor, a PSP terá muitas dificuldades de funcionamento".

   Por outro lado, sublinha este dirigente sindical, a verba destinada ao Sistema de Apoio na Doença (SAD) da PSP, para 2011, "não paga a dívida que a PSP tem com a SAD que já vem de 2010, o que pode ser catastrófico". Quando a " SAD não reembolsar os médicos e outros prestadores de serviços de saúde, estes deixam de atender os polícias", afiança.

   A Comissão Permanente não percebe "como são estas contas sustentadas" e receiam as consequências para a segurança dos cidadãos. "As instituições vão funcionar a meio gás e vão ser privatizados alguns sectores que, até agora, estavam entregues ao Estado", afirma.

   Para o dia 4 de Novembro está marcado um encontro nacional da Comissão, para decidir a adesão à greve geral

 

—————

Voltar


Contatos

Comissão Coordenadora Permanente

Av. Santa Joana Princesa, 2
1700-357 Lisboa


213475394/5
Ver contactos Gab.Coordenadores



Questionário

Acha importante a existência desta estrutura?

Sim (2.217)
87%

Não (317)
13%

Total de votos: 2534